sábado, 3 de abril de 2010

Triste para começar... mas é um começo... começo por uma ferida!

Tenho uma particular facilidade de falar das coisas que sinto através de poemas, não que seja uma maneira de esconder o que sinto, pelo contrário, as imagens que se formam com os sons e as formas fazem os níveis de significância se aproximarem mais do que seria a minha verdade.

Esse poema aconteceu em uma tarde de quarta-feira, por volta das 15horas, quando eu, no meio do meu expediente de trabalho, estava com a bunda dormente, a vista cansada e as mãos entrevadas de tanto tic e tac nas teclas. Repentinamente um raio de luz tocou minha cabeça, sem que eu percebesse, me levantei para abrir a janela, caminhei até a porta e senti o vento me empurrando para o mundo lá fora... a tarde era dourada e sedutora, as árvores cantavam melodias de heróis, só me faltava o cavalo, a espada e uma Aventura!...
...
Quisera eu! Me faltava a coragem de ser esse Herói!
Sufoquei meu ímpeto selvagem e medieval, sentei na cadeira para voltar a trabalhar, mas já não era possível, havia sido ferido por uma seta de luz que acertou minha cabeça... o poema saiu molhando meu rosto.
Quando foi exatamente que tiveram a idéia GENIAL de trocar a ordem das palavras na frase: "Eu trabalho pra viver", para "Eu vivo para trabalhar"? Esse cara deve ter ganhado um Nobel que nem o do Ford, o cara é um Gênio! Ele reinventou a escravidão e deixou ela tão bem maquiada que nem os trouxas do século 21 conseguem se perceber!! Acho Genial! ¬¬

É muita coragem viver uma vida pela metade, é muita coragem viver de migalhas, é muita coragem ser mais um covarde.
Ai vai o Poema:

Eu não tô Feliz

De vez em quando eu penso em largar tudo
Eu não tô feliz
Minha vida parece a luz artificial de uma lâmpada fria
Preenche os espaços
é forte que dói de olhar
Mas não aquece meu coração

Essa luz ilumina tudo que está aqui dentro
Dentro dessa sala onde o ar é pouco
E a respiração é curta

De vez em quando eu abro uma janela
Uma porta
e deixo vento correr livre
E isso me traz paz
Me faz quase feliz

Quase feliz é o lugar mais perigoso

Quando vai acontecer de eu ir lá fora?
E ficar à mercê da luz escaldante do sol!
Ficar aberto às intepéries da natureza
Da minha própria natureza... que não é artificial!

Meu medo amarra minhas pernas nessa cadeira de escritório
e o peso dessa mesa cheia de papéis
Parece tão maior que eu
Quando os papéis de cifras me fizeram escravo?
Já duvido da minha própria felicidade
E se isso não é loucura eu também já não sei do que se trata

A verdade é que eu sou bem feliz
Embora eu saiba que o que eu faço não me deixa feliz sempre
Eu sei onde mora a felicidade
E vivo das migalhas tiradas em fins de semana
Escapadas noturnas
Férias e feriados
olhares furtivos
Casquinhas de felicidades que sobraram na mesa

21 comentários:

dani disse...

incrivel, a capacidade de sentir-se de maneira tão intensa, de se mostrar tão sincero, da coragem de se mostrar em meio a covardia.nunca te imaginei assim, nu,exposto ao pensamento alheio.

Anônimo disse...

Você "costuma" me aparecer quando "preciso".
Abração!

Bla Blog disse...

Tudo que é movido pela Verdade é, inconfundivelmente, um adubo para a vida. Se continua na busca das verdades eternas, acredito que a salubridade ocupará o lugar das nossas desgraças.

Sol T disse...

Me chupa Brasília!
AMEI. ^ _ ^

Anônimo disse...

A vida, neste planeta, não pode ser só prazer. Desconfie de quem proclame gozar apenas da parte boa de sua existência.

Unknown disse...

Vai trabalhar vagabundo, deixa de ser preguiçoso!

Bruna Pinheiro disse...

Não sinto a obrigatoriedade de ser feliz. Na vida tenho o que mereço, exatamente o peso e a mesma medida daquilo que ofereço é o que tenho de retorno. Ser feliz, ou estar feliz, seja uma visão seja uma interpretação pra mim pouco importa. A felicidade é um vício que torna seus seguidores seres famintos e insaciáveis. EU sou e estou aqui.

Marcos disse...

há um tempo eu disse pra minha amiga: a gnt fica aqui nesse emprego publico, sem prespectiva de vida, se mediocrizando, prostituindo, se humilhando por uma estabilidade relativa, a única coisa estavel ali era a frustração de estar sendo, pelo menos tinha certeza de que eu estava, mas eu não era... A vida realmente não se resume a um escritório e a uma única opção, ainda bem! hehe

Anônimo disse...

Tá reclamando de QUÊ????
Tens mais FOLGAS que trabalho,fins de semanas, escapadas noturnas,férias, feriados...
E ainda tem tempo de FICAR ESCREVENDO EM BLOG!!!!????

Anônimo disse...

Poxa, vc falou exatamente o que às vezes tenho vontade de fazer, largar todos os meus empregos, e ir morar numa floresta, às margens de um rio... = )

rapha8 disse...

A vida nessa terra não é só prazer. Mas creio que posso buscar o prazer nas coisas que faço e consertar o jeito que encaro aquelas que me fazem me sentir na sombra, no buraco, na depressão.Vez ou outra me encontro nesse estado me questionando o porquê das minhas tarefas diárias e digo que consigo mudar o ângulo e até chutar o pai da barraca quando é necessário.
Te digo que me identifico com você e sei o valor de fazer coisas que eu gosto , que só eu posso fazer por mim. Essas ações nas quais me deleito me ajudam a encarar com outros olhares as tarefas que as vezes até me sufocam.

Anônimo disse...

Viseral, magnífico!

Anônimo disse...

Oh! Graças,vc é um fofo mesmo, aceitou com a mesma humildade, tanto quando eu perguntei: Tá reclamando de QUÊ??? Como quando eu falei q queria morar na floresta por ser mt atarefada c 3 empregos... e Viseral, magnífico!Nota miiill!
no meu teste. Ser humano verdadeiro, coração puro! Agora por favor, coloca seu blog no status do orkut de novo pois daqui a pouco não terei mais com acessá-lo. Quero seguir.= )

Anônimo disse...

Levante-se, se cure!!! e rápido, energias positivas para continuar escrevendo... Agora sua responsabilidade é grande, precisa continuar escrevendo, pois de sua cura depende a cura de outra pessoa... Denguinho só na hora certa.. Agora é SAÚDE SAÚDE!!!

Anônimo disse...

we are one

feel the same


www.trotamundus.blogspot.com

Unknown disse...

hum..nao sei bem o que dizer...gostei mto ro poema...tenho me sentido mto assim utimamente ainda mais por causa dessa faculdade q nao acaba nunca=p
mas enfim.. gostei mto^^

Unknown disse...

hum.. nao sei bem o que dizer...a nao ser que gostei mto do poema...vc tem o dom de conseguir por no papel o que vc tah sentindo...eu AINDA nao sei.. mas um dia vou conseguir e parar de fikar remoendo as coisas dentro de mim=p..

Thais disse...

Muito bonito o texto, muito recorrente esse sentimento em muitos de nós, mas o trabalho, a rotina e todas as coisas chatas que nos vemos obrigados a fazer, são parte do nosso dia, das nossas vidas, creio que ja não haja forma de fugir deles, e talvez seja mesmo necessário toda essa pressão e até um pouco de angustia para deixar a vida mais temperada... Mesmo no cotidiano simplório... há muita beleza e poesia!

Unknown disse...

Gostei muito do poema.Nos atrai pela leitura, a coragem de mostrar o íntimo.Sinto como se estivesse falando comigo, uma realidade pura feita em palavras, sem erros gramaticais.Assim que eu queria te ver sempre, sensível ao ponto de tocar o outro sem contato fisico e sem deixar a sinceridade tocar de maneira errada.Sem amarras e julgamentos de surtos.Um sentimento plausível e acessivo a quem te rodeia, afinal de contas, semelhante atrai semelhante, nao é verdade?!Capaz de expressar do mais simples gesto do dia-a-dia ate o mais profundo sentimento.Amarras e dureza, pra que?A máscara ficou para o teatro.Nao se esqueça que tem gente te assistindo.Vlw..parabéns!!Me identifiquei muito...abração SANDER SANS

Anônimo disse...

nosssa....naum existem palavras corretas....
gostei mto!!....

vc é um gênio.. ;) ..
parabens....

onde mora a felicidade??

rs..bjoo

May disse...

sinto informar caro amigo que vc não é o unico a se sentir assim...mas como tudo na vida vc daria valor à felicidade se nao conhecesse o sofrimento??? fazer so o que da prazer parece e é tentador mas e quando, no fim das contas, nos deixasse entediados do mesmo jeito que todo resto?? porque odiamos o que fazemos e nao tentamos tornar aquilo algo mais significativo e com isso de certa forma prazeroso?? tudo nessa vida tem dois lados...apenas ache o equilibrio!
amu!
bjus!